Cursos

A MizLitê oferece vários tipos de cursos pra você, que se interessa por Literatura e gostaria de se aprofundar neste rico universo. Aqui, existem cursos temáticos, cursos sobre autores, obras clássicas, gêneros literários, e muito mais! Veja a lista dos cursos com inscrições abertas ou antigos logo aqui embaixo.
Você também pode descobrir a lista de cursos antigos clicando aqui e ver os depoimentos entusiasmados dos nossos alunos ao final da página!
Se você acha que poderia gostar desses cursos, inscreva-se na nossa lista de espera! Assim você vai ficar sabendo assim que um curso novo sair!"

Os Arrivistas

Do verbo francês “arriver”, qui significa “chegar”, o arrivista é aquele que deseja chegar a algum lugar, se dar bem na vida. Acontece que “arriver” também quer dizer “conseguir”. Será que todo personagem arrivista consegue chegar onde quer? É o que vamos descobrir neste curso que se debruça sobre a trajetória desses heróis que, tendo nascido em meios sociais humildes, desejam se sobressair para serem bem-sucedidos!



Programa

Aula 1. 06/12 – Eugène de Rastignac
O Pai Goriot, Balzac
Aula 2. 07/12 – Lucien de Rubempré
As Ilusões perdidas, Balzac
Aula 3. 13/12 – Julien Sorel
O Vermelho e o negro, Stendhal
Aula 4. 14/12 – Georges Duroy
Bel-ami, Maupassant

Informações

*Curso on-line
Aulas via Zoom
De 2a e 3a das 15h30 às 17h30
Inscrições até dia 5/12

O Pequeno Príncipe Além das Páginas

Neste curso falaremos de um clássico muito amado da literatura universal: O Pequeno Príncipe. Juntos, vamos tentar entender se este livro é mesmo só para crianças. É certo que é cheia de imagens e diálogos, como todo livro infantil que se preze. Só que esta obra foi escrita pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry em plena Segunda Guerra mundial. Este contexto histórico certamente justifica, ao menos em parte, o tom levemente melancólico deste conto que aborda temas existenciais, como a solidão e o exílio. São esses elementos característicos da obra que analisaremos em nossa aula aberta e que vão jogar uma nova luz sobre este clássico inesquecível.

Em janeiro!

O Adultério feminino

O adultério feminino é um tema literário clássico que remonta a Dante e a Homero, mas ganhou ainda mais força e visibilidade em alguns dos maiores romances do XIX.

Para se inscrever ou para obter mais informações

Clique aqui



Programa

Aula 1. O adultério feminino na literatura antes do XIX
Aula 2. Madame Bovary, Flaubert
Aula 3. O Primo Basílio, Eça de Queirós
Aula 4. Anna Karienina, Liev Tolstói

Em fevereiro!

As cortesãs

A cortesã e a prostituta são figuras importantíssimas que aparecem em alguns dos romances mais emocionantes do XIX, como:

Para se inscrever ou para obter mais informações

Clique aqui



Programa

Aula 1. Esplendores e misérias das cortesãs, Balzac
Aula 2. A Dama das Camélias, Dumas Filho
Aula 3. Lucíola, José de Alencar
Aula 4. Nana, Émile Zola

Depoimentos

Ca.Kina

A Thaïs é uma pessoa super especial, além de um amor de pessoa, ela é super dedicada e tem uma cultura incrível.
Fiz faculdade com ela e tive o privilégio de assim conhecer essa profissional incrível e ainda, ter mais um privilégio que é ver não só o resultado final que todos os alunos veem, mas poder entender também todo o trabalho de construção por trás, ver o quanto ela se esforça para conhecer e ser didática o suficiente para que todos os seus alunos possam compreender todo o conhecimento que ela quer passar. Acho simplesmente incrível o trabalho dessa mulher maravilhosa!

lamaison.pet

Que legal ler isso, thaïs! Como já te disse e tornando agora público, eu que odiava literatura na escola e me vi 'obrigada' a sair de uma live sua sobre mulheres da literatura francesa, saí interessadíssima, querendo ler todos os que você comentou, fora todo o conteúdo histórico das autoras. Como também já te disse, é nítido o seu amor e isso transparece sim enquanto ensina e passa pra gente. Muito feliz com essa sua decisão. Com certeza é certeira! Mto mto sucesso e espero pegar cada vez mais amor pela literatura. Ler eu gosto mas quero ser como você quando crescer hahaha amando os clássicos e os entendendo da forma que você mostra pra gente

jackielms...

E melhor ainda ter o conhecimento de outros autores e obras que, sem o curso, provavelmente não saberia: o polêmico do Le Dit de la Rose, em que Christine de Pizan escreve textos de cunho feminista, em pleno século XIV; Louise Labé, la Belle Cordiêre, que no século XVI não só foi escritora como se vestiu de homem para participar das batalhas, François Rabelais, que conseguiu ser monge, médico, tradutor, escritor... e pai de dois filhos (sim, ele era mongee sim, isso também foi um problema) Enfim, fico bem feliz olhando quanta coisa interessante tem no meu caderninho de anotações do curso. E estou bem ansiosa para que haja o “Módulo 2” do curso! Se houver, aviso a vocês, porque vale muito a pena!!!

luizguulher...

Uma incrível viagem pelas obras e autores fundadores da literatura francesa. Assim é o curso da Prof. Thaïs Chauvel. Os momentos históricos e literários são muito bem contextualizados e ainda temos a oportunidade de analisar trechos importantes das obras, para entender na prática os conceitos estudados. Um curso que fica com a gente e instiga a querer ler ainda mais.

vanessarmb

Foi muito enriquecedor para mim o curso de literatura francesa | ministrado pela professora Thaïs Chauvel. O conhecimento da professora e a facilidade com que ela o transmite são notáveis. Recomendo a todos que queiram saber mais sobre a literatura da langue de Moliêre.
Vanessa Ramalho
Espero o módulo 2 em março

Obrigada pelo presente que você nos deu no seu aniversário!
A aula foi maravilhosa!
Várias vezes eu pensava, “quando eu crescer”, quero ser culta igual a você!
Ansiosa pelas próximas aulas...

livrosdajulie

Do ponto de vista de uma leitora comum e grande entusiasta da literatura, o curso forneceu as informações e o conhecimento necessários para que eu possa iniciar : o mergulho nesse vasto universo literário francês com mais prazer e propriedade.
Destaco o empenho e o grande comprometimento da professora na transmissão do máximo de conteúdo dado o tempo disponível, com a maior acuidade possível.
Acredito que o curso tenha atingido plenamente seu objetivo e recomendo-o a todos os leitores e demais interessados no assunto.